Conforme já abordado no nosso artigo Tendências em T&D, a personalização de conteúdo é uma tendência crescente, onde o colaborador pode ter sua trilha de capacitação customizada de acordo com suas preferências e gaps de conhecimento.
No entanto, fazer com que essa personalização seja viável sempre foi um desafio para as organizações, dado a dificuldade de mapear as necessidades de aprendizado de forma individualizada e de produzir conteúdo de forma eficiente para atender a todos os gaps de conhecimento. Muitas empresas ainda optam por massificar as ações de treinamento, no formato “tudo para todos”, que é mais eficiente na montagem dos programas, mas perde eficácia no engajamento e aprendizado dos participantes.
Considerando esses desafios, o Big Data tem sido cada vez mais relevante como facilitador dessa personalização, dado que hoje é cada vez mais fácil realizar o processamento de dados em grande quantidade e complexidade, extraindo insights valiosos para direcionamento e construção de conteúdo de forma personalizada. Como exemplo de dados que podem ser utilizados para essa finalidade, podemos mencionar o histórico de outros treinamentos, perfil dos colaboradores, job descriptions, assessments realizados, avaliações de satisfação, entre outros.
Esse processamento ganha ainda mais força quando combinado com algoritmos de Inteligência Artificial, que têm a capacidade de aprender continuamente com as preferências de cada participante e de automatizar o mapeamento de gaps de forma individualizada. Sendo possível fazer recomendações de conteúdo para os participantes, em modelo parecido com o Netflix que gera recomendações com base no histórico de acessos e avaliações de conteúdo assistido.
As soluções com essa finalidade no mercado têm crescido exponencialmente, existindo opções para os diversos tipos de necessidades e portes de empresa. Com certeza os ganhos de engajamento e eficácia nos treinamentos, compensam o investimento.
Caso você não conheça algum termo mencionado aqui, recomendo a leitura do artigo Tecnologias Disruptivas.
Curtiu o assunto? Fique ligado, porque na próxima semana publicaremos o quinto artigo da série.
Quer saber como a Negociarte utiliza estas soluções nos seus treinamentos? Agende uma conversa conosco.