“A gamificação quando bem estruturada e adaptada a realidade corporativa atua como um motivador intrínseco porque desenvolve a autonomia, o domínio e o propósito do colaborador.” (Daniel Pink – Motivação 3.0: Os Novos Fatores Motivacionais para a Realização Pessoal e Profissional).
A autonomia é estimulada quando o participante, tendo como foco o objetivo final, as ferramentas disponíveis e regras estabelecidas, tem a possibilidade de estabelecer e realizar sua estratégia, com liberdade para errar ou acertar, refletir e retomar seu caminho até chegar à solução.
O domínio está relacionado ao aprimoramento em alguma área com a qual nos identificamos ou com uma competência que desejamos desenvolver. Nos jogos esse domínio acontece a partir do feedback positivo e o avanço para a nova etapa. O colaborador percebe o crescimento e o progresso dentro do que se propõe a executar.
O propósito é fortalecido a partir do objetivo amplo que compreende avaliar o próprio comportamento e as possibilidades de mudanças, identificar as habilidades e competências a serem desenvolvidas, ser inovador na solução de problemas e no relacionamento com o cliente.
Com a gamificação é possível criar um ambiente de recompensas intrínsecas em que o colaborador participa ativamente no processo de resolução de problemas de forma lúdica. A experiência vivenciada em jogos é resgatada de forma a estimular a reflexão e ampliar o nível de consciência para a adoção de novas práticas que consolidarão os comportamentos e contribuirão para atingir os resultados desejados.