“Eu quis dizer
Você não quis escutar
Agora não peça
Não me faça promessas”
Paralamas do Sucesso
A verdade é que escutamos mal. Nos distraímos com nossos diálogos internos ou com fatores externos. Estamos presente fisicamente, mas a mente está muito longe. Mesmo quando procuramos focar a atenção no que o outro está dizendo, nos deixamos levar pela ansiedade e tiramos conclusões precipitadas, enquanto o outro ainda está expondo suas ideias.
A escuta empática vai além de prestar atenção no que está sendo dito. É a busca da compreensão da mensagem no contexto do outro. Ou seja, é respeitar e entender que a mensagem do outro é fruto de seus valores e de sua forma de ser. É escutar entrando na realidade do outro, respeitando o que ele valoriza, entendendo seus receios e anseios. É a base para a boa comunicação e a construção de relações mais saudáveis.
Por que temos tanta dificuldade em escutar?
A voz interna que sempre nos acompanha é um dos fatores de distração. Enquanto estamos conversando com alguém, nossa voz interna insiste em um diálogo paralelo que pode ou não estar relacionado com o tema discutido. Ao mesmo tempo que está lendo este texto, você pode estar pensando no que fará mais tarde, no que tem a dizer para alguém e que não pode esquecer de pagar aquela conta. Algumas vezes a voz interna está em sintonia com a discussão, mas mesmo assim dificulta a atenção e gera ruídos na comunicação.
Quando conseguimos acalmar a voz interna, encontramos outro desafio que é a nossa tendência de escutar para contra-argumentar. Isso mesmo: enquanto o outro fala, nós esperamos para falar e prestamos atenção somente no que nos interessa para reforçar nossos argumentos. Perdemos detalhes importantes que poderiam ajudar a solucionar os conflitos com muito menos desgaste.
Outro aspecto ser considerado é a tendência de escutar usando a nossa lógica interna. Acolhemos os argumentos do outro e formatamos dentro da nossa forma de pensar. Usamos nossos paradigmas e pressupostos para dar sentido à mensagem. Com isso, perdemos o significado do que o outro queria comunicar.
O principal foco da comunicação é entender o significado da mensagem, entender o que o outro realmente está querendo dizer. É sair da superfície e se aprofundar no diálogo para gerar respeito e compreensão mútua.
O que fazer para escutar melhor?
Como praticar a escuta empática?
Além de colocar em prática as dicas acima, a escuta empática depende da capacidade de demonstrar interesse e respeito pela posição do outro.
A escuta empática depende da capacidade de retirar as suas defesas e estar aberto para ver o problema por outros pontos de vista. Com isso, podemos aprender mais sobre a situação e sobre o outro, reduzimos as tensões durante os conflitos, valorizamos a pessoa e ampliamos nossas possibilidades de construir bons acordos com menos estresse.
2 Comments
Quando desenvolvemos esta competência de saber ESCUTAR mesmo, temos facilidade de chegar no diagnostico e comunicação atrativa para ambos.
Isso mesmo, Deurivan!