Viver um Novo Conhecimento
Existem muitas formas de recompensar o bom desempenho. Muitas empresas optam por viagens de turismo para os grupos que se destacam e atingem as metas estabelecidas. A celebração é parte fundamental para manter a motivação para os próximos desafios. Mas será isto o suficiente para garantir os resultados futuros? Por que não aproveitar este momento e adicionar desenvolvimento pessoal e profissional.
Este é o pensamento da Efígie Educacional, empresa especializada na estruturação de viagens educacionais, que recentemente organizou uma viagem para executivos do setor automobilístico para a Alemanha. O objetivo deste projeto foi proporcionar experiências técnicas e culturais que ajudassem no desenvolvimento dos participantes, para que pudessem usufruir do seu merecido prêmio e, ao mesmo tempo, capacitar-se para superar novos desafios.
Eu fui convidado para atuar como coach do grupo. Meu papel nesta viagem foi estimular a reflexão e a incorporação de novas práticas que contribuam para o desenvolvimento das competências de gestão e relacionamento, de forma que os participantes pudessem encontrar alternativas simples e criativas que os ajudem a superar os momentos de turbulência que afetam o mercado brasileiro para obter melhores resultados com menor nível de estresse.
Nosso roteiro incluiu visita a fábricas, museus, campo de concentração, cervejaria, estádio de futebol e atividades em sala de aula. Também as experiências em hotéis, restaurantes e lojas serviram como estímulos para o grupo gerar insights. A proposta era que cada atividade realizada fosse utilizada como uma experiência que pudesse estimular algum tipo de aprendizado.
Nosso foco não se resumiu a fazer um benchmarking para conhecer novas técnicas de gestão, mas sim em proporcionar momentos de reflexão para o desenvolvimento profissional e pessoal, ampliando o autoconhecimento e identificando as oportunidades de rever o comportamento e desenvolver novas competências.
A Alemanha é um cenário interessantíssimo para aprender sobre superação em tempos difíceis e como aproveitar as crises para criar bases consistentes de crescimento. É um país que tem demonstrado uma capacidade incrível de reinventar-se em todas as áreas de atuação. A Bosch, BMW e Mercedes-Benz são grandes exemplos de empresas que tiveram que reinventar-se após as guerras mundiais, aceitando as limitações do momento e buscando novas formas de atuar no mercado.
Nos próximos posts compartilharei com vocês alguns destes momentos de reflexão e aprendizado.
Um abraço
Carlos Viveiro