O que essas práticas têm em comum?
Coaching é uma abordagem que tem como objetivo dar suporte para que o indivíduo possa desenvolver as competências e recursos necessários para superar obstáculos e obter melhores resultados profissionais e pessoais. O papel do coach é ajudar na identificação de soluções e estratégias, que emergem do próprio cliente, para promover mudanças efetivas.
Negociação é um processo de comunicação estruturado para alcançar um acordo entre duas ou mais partes que têm alguns interesses em comum e outros que podem ser conflitantes ou simplesmente diferentes. Tem como objetivo obter o ajuste desses interesses através do diálogo construtivo e da ampliação do leque de alternativas em busca de consenso.
Tanto o coaching como a negociação são processos de mudança que visam a obtenção de melhores resultados, tendo a comunicação e a criatividade como pilares para a construção de um futuro melhor. Enquanto na negociação procura-se ajudar o outro a rever sua posição para entender a proposta com mais abertura e consciência, no coaching o desafio é ajudá-lo a rever as crenças limitantes que impedem a adoção de novas formas de atuação.
Os dois processos devem ser estruturados de forma a romper com os paradigmas, ampliando as possibilidades de visualização de um novo cenário que estimule a mudança, tanto na forma de pensar como de atuar. Neste sentido, a grande ferramenta de ambos é a capacidade de fazer perguntas para entender as crenças que dão origem aos paradigmas, questionar a validade destes paradigmas e, principalmente, estimular a reflexão sobre as alternativas que valem a pena ser exploradas com a quebra do paradigma.
Por isso, tanto o coach como a negociação colaborativa estão mais associados a um diálogo reflexivo e verdadeiro do que a um discurso diretivo. Ao invés de impor o ponto de vista, estimula-se o processo de mudança consciente que culmina com o crescimento de todos os envolvidos.
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1 Comments
Prezado Carlos Viveiro.
Seus artigos são sempre interessantes e recomendo montar uma palestra de 90 minutos e apresentar no CRA-SP e ou na Employer.
Terá maior visibilidade e agregará conteúdo aos participantes. Se precisar de contatos, te ajudo.
Um forte abraço e Namastê!
Marcos