É com prazer que retomamos os nossos posts convidando Alain Bolea a compartilhar sua experiência em promover ambientes seguros para que as pessoas, nos diversos níveis organizacionais, possam expressar-se de forma transparente e sincera.
Alain Bolea, reconhecido como um dos Top 100 Leaders in Trust, é sócio da Business Advisors, empresa de consultoria sediada nos Estados Unidos e que recentemente estabeleceu uma parceria com a NegociArte no Brasil.
Espero que aproveitem o texto!
Quando equipes têm dificuldade para ter um bom desempenho, raramente a fonte dos problemas são questões técnicas. Na maioria dos casos, o desempenho fraco de um time é resultado da falta de um engajamento autêntico de seus integrantes. O engajamento não é criado da noite para o dia. Ele é criado apenas quando condições de segurança, clareza, confiança e responsabilidade satisfazem as necessidades emocionais e cognitivas das pessoas.
Segurança: É a base para resultados mais produtivos. As pessoas precisam sentir segurança para falar abertamente com seus colegas e gestores. Elas deixarão de expressar suas opiniões se tiverem experiências de confrontos agressivos, reprimendas ou forem expostas a situações vergonhosas. Além disso, as pessoas não conseguirão usufruir da criatividade e outras habilidades para solução de problemas se estiverem mais preocupadas com sua autopreservação emocional, financeira e política.
Com segurança, podemos desenvolver uma nova dinâmica. Quando os integrantes conseguem falar abertamente, fazer perguntas, dar voz às suas preocupações, eles revelam suas personalidades verdadeiras e são vistos como mais genuínos e confiáveis. Isso, por sua vez, motiva os outros a serem mais abertos. Quando as pessoas conversam com autenticidade, elas começam a ver umas às outras de uma nova forma e a ter conversas mais completas.
Clareza: Conversas abertas estimulam a capacidade de esclarecer áreas de confusão, a começar pelos objetivos que o time realmente quer alcançar. Uma vez que as pessoas consigam discutir vários aspectos do trabalho, em conjunto e de forma clara, elas conseguem caminhar para uma mesma realidade. Quando estão na mesma página, os indivíduos têm uma melhor compreensão de como se encaixam no time, o que é esperado deles e qual pode ser a sua contribuição pessoal.
Confiança: Com conversas autênticas, o nível de confiança aumenta, reduzindo o medo de que os outros queiram levar vantagem. Desta forma, as pessoas estão dispostas a acreditar que os outros farão o que prometeram. Os indivíduos sentem um senso maior de integridade e ficam mais inspirados a fazer compromissos mais genuínos.
Responsabilidade: Quando há boas condições de segurança, clareza e confiança, as pessoas ficam muito mais propensas a assumir a responsabilidade. A maioria das pessoas quer fazer um bom trabalho e sentir-se realizada ao olhar para suas contribuições. Nesse estágio, os colaboradores estimulam a criatividade do outro, o time demonstra mais inovação e uma maior habilidade para responder positivamente às mudanças.
Time de alta performance
Um time altamente engajado é mais propenso a:
1) organizar-se de forma eficaz;
2) entregar trabalhos com nível de qualidade mais elevado;
3) responder às mudanças e
4) gerar melhorias contínuas.
Com melhor astral, maior espírito de time e um senso de ambição coletiva, as pessoas realmente querem fazer o trabalho bem feito.
A nossa expertise é criar uma experiência de segurança, clareza, confiança e responsabilidade de forma que as pessoas consigam de fato lidar com dificuldades que precisam ser resolvidas, desenvolver colaboração, ter iniciativa e melhorar significativamente a performance de seus times.
Alain Bolea
2 Comments
Allan comenta sobre coisas aparentemente “simples”. Porém, a prática me mostrou que são complexas e uma conquista de valor inestimável: mais do que falar sobre elas, é necessário praticá-las. É a partir daí que acredito formarem-se os verdadeiros vínculos de confiança e engajamento. Lembrar de cada um destes fatores nos faz perguntar: será que estou indo nesta direção? Tenho conversas autênticas? Consigo trazer o time para a mesma página? Consigo me posicionar de forma aberta para que as pessoas se sintam livres para colocarem suas ideias? Estou disposta a enfrentar todas estas respostas?
Concordo com a eficiência das práticas recomendadas por Alain Bolea e entendo que devem ser exercidas nas diversas relações e momentos importantes.
Transformar em atitudes a boa comunicação, clareza, transparência, engajamento e resultados de alto nível.