Uma grande parte do coaching executivo envolve o trabalho com os líderes para o desenvolvimento de autocontrole, o aumento de consciência de suas emoções, o domínio de si mesmo para quando estiverem expostos a emoções negativas e também o desenvolvimento de empatia para que sejam capazes de perceber quando outros estão nessa situação. Desenvolver a inteligência emocional de líderes é um passo importante para que as empresas tenham maior sucesso.
Em trabalhos em equipe, o desenvolvimento de inteligência emocional é mais difícil, embora seja necessário resolver conflitos, aumentar colaboração e abrir caminho para iniciativas. O coaching individual pode não ser uma opção viável por conta do número de pessoas envolvidas e pela necessidade de acelerar a habilidade de lidar com emoções negativas e com os ânimos para enfrentar os desafios do trabalho. Os membros de uma equipe precisam praticar isso em conjunto, não separadamente.
Portanto, além do coaching executivo, as empresas deveriam estimular o coaching da equipe para capacitar seus membros a encontrar as soluções para os seus conflitos de forma autônoma. Geralmente, a energia individual de cada um está focada em evidenciar o erro dos outros ou lamentar o tratamento injusto que receberam. As pessoas têm dificuldade para lidar com suas emoções e terem discussões abertas. O medo do confronto paralisa as pessoas.
Quando um grupo está lidando com uma crise, não há tempo para desenvolver o autocontrole de cada participante. No entanto, é possível ajudar o grupo a ter discussões abertas em que problemas de entendimento e bloqueios emocionais podem, aos poucos, ser discutidos. Uma vez que o grupo assume coletivamente a responsabilidade de tratar desentendimentos, as pessoas sentem-se livres para falar.
O processo é surpreendentemente eficaz. Em poucas horas, os grupos podem experimentar o benefício de falar abertamente sobre como se sentem em relação a uma situação. Quando o grupo é realmente capaz de falar abertamente, ele tem também a capacidade de desenvolver rapidamente o seu próprio caminho para resolver problemas – os mesmos problemas que emperravam o trabalho até então.
Como fazer com que as soluções venham de dentro da organização?
Mostrar a realidade da situação é o primeiro passo para melhorar o desempenho de equipes com dificuldades. Estabelecer uma realidade com a qual todos possam concordar é a fase essencial para essa mudança. Enquanto a equipe não tem a habilidade para expressar com sinceridade a experiência coletiva com os problemas, nada de substancial pode ser feito. Negação e autopreservação continuam existindo e nenhum plano de ação é possível.
Uma vez que as pessoas sabem que tudo foi trazido à tona, que todas as verdades desagradáveis que haviam sido evitadas foram reveladas, o grupo começa a reconstruir confiança coletiva e a confiança de que consegue achar uma solução.
Não há solução melhor do que a solução coletiva gerada quando o grupo entra em acordo sobre a sua realidade.
*Alain Bolea, reconhecido como um dos Top 100 Leaders in Trust, é sócio da Business Advisors, empresa de consultoria sediada nos Estados Unidos e que recentemente estabeleceu uma parceria com a NegociArte no Brasil.
1 Comments
Muito boa a matéria.