A ICF (Internacional Coaching Federation) entende o Coaching como “uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”.
O papel do coach é estimular seus clientes, através da reflexão, a terem maior consciência de como se relacionam com os desafios do seu cotidiano e a encontrarem soluções que os ajudem a ser mais eficazes.
Isto não é fácil porque exige inteligência emocional no sentido de controlar a ansiedade para não dar respostas prontas, respeitar o ritmo do cliente, ter segurança para avançar por caminhos desconhecidos, não se apegar a eventuais ideias e não reagir intempestivamente às opções do cliente.
Manter a presença, lidar com o silêncio, ser curioso e flexível são requisitos básicos que podem ser desenvolvidos através da consciência de como somos afetados e reagimos aos estímulos do ambiente, dentro e fora da conversa de coaching.
Antes de uma sessão de coaching, o coach deve tomar um tempo para avaliar suas emoções e pensamentos, fazendo a transição e concentrando-se para focar plenamente no cliente.
Durante a sessão, em alguns momentos, é saudável colocar-se no lugar de observador do que está acontecendo, dos gatilhos emocionais que foram acionados e de como está reagindo. O princípio aqui é o mesmo das regras de segurança das companhias aéreas: primeiro coloque a máscara em você, para depois ajudar quem precisa.
Aproveite os momentos após o encerramento da sessão para refletir sobre o seu comportamento e quais os aprendizados pode levar desta experiência. Cada sessão de coaching também é uma oportunidade para o coach maximizar o seu potencial.