Podemos aprender com os erros. Melhor ainda quando é com os erros dos outros! Principalmente quando o personagem é Harvey Specter da série Suits.
Harvey é um excelente exemplo de como uma pessoa muito inteligente e bem preparada pode causar muitos problemas para si mesmo e para quem está ao seu lado. Ele é um advogado bem sucedido e com muita reputação pelas suas vitórias no tribunal. Seu problema é que poderia alcançar resultados muito melhores e com muito menos desgaste se cuidasse de alguns comportamentos:
Confiar em si mesmo é uma virtude que, quando exagerada, se transforma em arrogância e prepotência. Ao julgar-se melhor do que os demais, ele desperta a ira de seus oponentes e tudo vira uma grande competição.
Seu descontrole emocional é presente na maioria das cenas de negociação, tudo começa com pequenas provocações que escalam até estabelecer o conflito.
É um excelente estrategista e procura conhecer o máximo sobre os demais negociadores. Entretanto, ao invés de usar estas informações para entender o ponto de vista e principais demandas, ele prefere usar como armas para desestabilizar o outro.
Sempre encontra uma saída, mas a um custo emocional elevado que só se justifica para manter os episódios da série. Na vida real, seria uma loucura.
Harvey é um personagem exagerado que, de uma certa forma, espelha o comportamento de muitas pessoas que valorizam a competição e buscam o resultado independente da dor e da perda que causa para os demais e para si mesmo.
Como negociadores temos que evitar ser um Harvey Specter, mas também temos que aprender a lidar com os que aparecem em nossa frente.