Além de uma narrativa envolvente, figurinos de tirar o folego e uma duração perfeita para maratonar a série, o Gambito da Rainha nos convida para reflexões através de paralelos que a vida Beth Harmon tem com o mundo dos negócios.
Se tem algo que a protagonista faz desde o momento em que conhece um tabuleiro de xadrez é perseverar, comportamento essencial para alcançar metas e conquistar sonhos, principalmente diante das adversidades.
Mesmo tendo que lidar com as dificuldades de um ambiente machista e ter problemas pessoais, ela manteve a disciplina para estudar muito e praticar incansavelmente.
A garota prodígio também mostra que a capacidade de improvisar aliada a um plano bem estabelecido é de extrema importância. Estudar com antecedência os outros jogadores, entender suas formas de pensar e definir sua estratégia lhe dá a segurança para iniciar o jogo e também para improvisar e surpreender quando necessário.
Apesar de todo talento individual, ela percebe que o trabalho em time e ter uma boa rede de relacionamentos é essencial para o seu desenvolvimento e sucesso.
Com todas estas lições, o Gambito da Rainha deixa claro que entre o dom e o resultado existe um elo fundamental para o êxito: o esforço.