Muitas vezes nos deixamos envolver de tal forma pelos problemas e pelas atividades que nos esquecemos de nós mesmos. A conta por este descuido pode ser muito alta.
Burnout é um distúrbio que toma a pessoa pelo desânimo, impotência e incompetência. Essas sensações se retroalimentam, tornando-se um ciclo perigoso que afeta a capacidade de ter uma vida profissional e pessoal saudável e produtiva.
Dicas para evitar esse ciclo perigoso:
Mantenha uma atividade física regular. O estilo de vida saudável, combinado com alimentação adequada e bom sono aumentam a resistência física e emocional e, consequentemente, favorecem o desenvolvimento profissional.
Desenvolvaum ciclo de recuperação. Procure uma rotina de atividades prazerosas e relaxantes que incluam relacionamentos, momentos de reflexão e descanso.
Inclua momentos para pequenos movimentos e pausas em sua rotina. Use o alarme do celular a cada 30 ou 40 minutos para levantar-se, dar uma volta ao redor da mesa ou buscar um copo de água.
Procure apoio mútuo no ambiente de trabalho. Em pequenos grupos, promova um ambiente que favoreça a troca de experiências sobre as dificuldades, desta forma as pessoas sentem-se acolhidas e gratas pelo apoio dos colegas.
Avalie o modo de execução do trabalho, garanta momentos para realizar as atividades prazerosas e gratificantes, alternando-as com as desgastantes e monótonas.