A aplicação de soluções gamificadas no ambiente digital tem gerado algumas dúvidas em relação a melhor forma de utilização e ao objetivo real desejado. Muitos tendem a achar que gamificação digital é o mesmo que videogame. Apesar de existirem similaridades como pontuação e etapas a concluir, a gamificação não é entretenimento e não necessita do mesmo nível de sofisticação gráfica ou sonora como no videogame.
A gamificação digital está relacionada a criação de um ambiente seguro no qual o participante possa ter experiências conectadas às suas atividades cotidianas, tendo a oportunidade de avaliar seu desempenho e refletir sobre o que pode mudar no seu comportamento para obter melhores resultados.
O uso da gamificação digital em treinamentos rompe com fronteiras que limitavam a ação de treinamento e desenvolvimento das equipes. Ao conectar pessoas geograficamente dispersas e poder incluir mais pessoas em uma mesma ação, agiliza-se o processo de capacitação e reduz os custos operacionais.
O colaborador, a partir da experiência gamificada, tem autonomia sobre o tempo destinado ao treinamento, oportunidade de refletir com calma sobre seu desempenho, avaliar comportamentos e competências de forma lúdica e estruturada. Em resumo, as ações gamificadas podem proporcionar vantagens para todos.
Quer saber como a Negociarte utiliza estas soluções nos seus treinamentos? Agende uma conversa conosco.