Um dos maiores desafios da área de treinamento e desenvolvimento é conquistar a atenção e engajamento dos participantes durante as ações de capacitação. Com esse objetivo, investimos em pesquisas de satisfação, na realização de grupos focais, adaptação de conteúdo e utilização de diferentes formatos.
E se existisse alguma forma de medir em tempo real a reação e engajamento dos participantes? E se eu falar que já existe?
Soluções de reconhecimento facial com base em Inteligência Artificial tem surgido no mercado com foco no mapeamento do sentimento, nível de atenção e engajamento dos participantes durante ações de capacitação.
O reconhecimento facial pode ser aplicado para a adaptação de conteúdo e formato de treinamentos em tempo real, em função do nível de engajamento detectado, ou na utilização de dinâmicas ou simulações de casos de treinamento para obtenção de insumos sobre o comportamento e postura dos participantes.
Esta solução também pode ser utilizada para mapear a atenção do participante com conteúdos assíncronos, onde não existe a mediação de um instrutor. Funciona da seguinte forma: ao identificar um nível de atenção abaixo do esperado pelo participante, através do reconhecimento facial, o vídeo pré-programado pode interagir com o participante de diferentes maneiras, convidando-o a fazer uma pausa ou a tomar uma decisão. Isso faz com que o participante retome o conteúdo com maior atenção e participação.
Caso você não conheça algum termo mencionado aqui, recomendo a leitura do artigo Tecnologias Disruptivas.
Curtiu o assunto? Fique ligado, porque na próxima semana publicaremos o quarto artigo da série.
Quer saber como a Negociarte utiliza estas soluções nos seus treinamentos? Agende uma conversa conosco.