Chatbots facilitam o processo de aprendizado, tornando-o mais engajador, curto e interessante. Além disso, podem oferecer dados referentes às preferências e dificuldades dos participantes ao longo de um treinamento.
Através do Chatbot, é possível trazer uma experiência interativa de aprendizado, simulando a conversa em chat com uma pessoa. Dessa forma, o conteúdo a ser transmitido pode ser dividido de forma leve e personalizado de acordo com as demandas do participante.
É uma boa solução para o esclarecimento de dúvidas ao longo de um treinamento, dado que já pode ser programado de acordo com os questionamentos mais frequentes e o histórico de interações com o público.
Para que esse tipo de chatbot funcione corretamente, é necessário alimentar a base de dados com conteúdos em formato de texto, vídeo, imagens ou áudio. Após isso, é necessário desenhar o caminho de interação que o participante terá com o chatbot, mapeando possíveis perguntas e respostas a serem utilizadas.
Chatbots podem ser desenvolvidos com ou sem a utilização de Inteligência Artificial, sendo que na segunda opção, possuem a capacidade de aprender continuamente com cada interação, aumentando cada vez mais a assertividade de suas respostas e melhorando a experiência de aprendizado do participante.
Caso você não conheça algum termo mencionado aqui, recomendo a leitura do artigo Tecnologias Disruptivas.
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