O ser humano é caracterizado por sua capacidade de adaptação. Porém, alguns se destacam e são mais audaciosos para atingem patamares nunca antes imaginados.
Um desses gênios foi Einstein. Para conceber a Teoria da Relatividade, explorou ao máximo sua adaptabilidade estudando a fundo um problema, deixando de lado as soluções que não respondiam completamente suas perguntas, procurando hipóteses nada triviais, mantendo a flexibilidade e a calma diante das dificuldades.
Por ser extremamente inovadora, comprovar matematicamente a Teoria da Relatividade foi um trabalho muito árduo. Certa vez, durante uma aula disse aos alunos: “Não se preocupem com suas dificuldades com a matemática. Garanto que as minhas são muito maiores”.
Einstein não aceitava o caminho mais fácil e seguro de repetir uma velha fórmula que solucionasse o problema parcialmente, preferia abrir mão do satisfatório para alcançar o excelente. Também não tinha receio de questionar ou ser questionado, valoriza mais a dúvida do que a certeza.
Portanto, para negociar como Einstein, não meça seus esforços para entender a demanda de todos os envolvidos, invista tempo em aprofundar as discussões, avalie o problema de forma ampla e descarte as soluções que não satisfazem as partes. Adapte-se e explore novas possibilidades para criar soluções inovadoras.
Quer saber mais sobre negociação?
Agende uma conversa conosco: https://negociarte.com.br/#contato