Mesmo nos filmes mais violentos podemos extrair alguns aprendizados relacionados à negociação. A família Corleone não é um modelo de negociadores éticos e bem intencionados como somos, mas pode estimular algumas reflexões e aprendizados.
Pare e reflita sobre as seguintes frases:
“Nunca odeie seus inimigos, isso afeta seu julgamento.”
As emoções fortes atuam como uma cortina que dificulta a visão da situação e, consequentemente, afeta a tomada de decisão. Reconhecer e aceitar as suas emoções é o primeiro passo para manter-se no controle e não agir de forma instintiva.
“Mantenha seus amigos perto e os seus inimigos ainda mais perto.”
O outro negociador não é o seu inimigo, representa a possibilidade de você atingir seus objetivos e, portanto, deveria ser tratado como um amigo. O inimigo são os seus concorrentes, ou sejam, aqueles que podem atender o outro negociador em melhores condições do que você. Neste caso, estar perto do inimigo é conhecer em profundidade o que ele faz melhor do que você e quais são os seus pontos fracos.
“Homens grandes não nascem grandes, tornam-se grandes.”
Ser um bom negociador é um esforço de desenvolvimento contínuo e cada negociação é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
Quer saber mais sobre técnicas de negociação?
Agende uma conversa conosco: atendimento@negociarte.com.br
Acesse o nosso teste gratuito e descubra qual é o seu estilo de negociação. Você também poderá baixar o nosso e-book exclusivo sobre Negociação.