É difícil não se desgastar emocionalmente quando você está numa conversa tensa. Afinal, uma desavença pode fazer com que você se sinta ameaçado. Você tem medo de que tenha de desistir de algo: do seu ponto de vista, da maneira como você está acostumado a fazer alguma coisa, da noção de que você está certo, ou talvez até mesmo do seu poder sobre alguma coisa – e seu corpo, portanto, aumenta a luta ativando o sistema nervoso simpático. Esta é uma resposta natural, mas o problema é que nossos corpos e mentes não são particularmente bons para discernir entre as ameaças apresentadas por não conseguirmos que as coisas sejam feitas do jeito que nós haviamos planejado e a ameça de estarmos sendo perseguidos por um urso. Seu ritmo cardíaco e respiração aumentam, seus músculos enrijecem, o sangue em seu corpo se afasta de seus órgãos e é provável que você se sinta desconfortável.
Nada disso coloca você em um bom estado de espírito para resolver um conflito. Se o seu corpo entra no modo “luta ou fuga”, ou o que Dan Goleman chamou de “sequestro da amígdala”, você pode perder o acesso ao córtex pré-frontal, a parte do seu cérebro responsável pelo pensamento racional, e tomar decisões racionais é precisamente o que você precisa fazer em uma conversa difícil. Não só você está perdendo a capacidade de pensar com clareza, mas é provável que o seu interlocutor ainda perceba os sinais de estresse: seu rosto ficando vermelho, o ritmo de sua fala acelerando. Além disso, devido aos neurônios espelho, que nos fazem “espelhar” as emoções de outra pessoa, seu colega provavelmente começará a se sentir da mesma maneira. Antes que você perceba, a conversa descarrilou e o conflito se intensifica.
Felizmente, é possível interromper essa resposta física, gerenciar suas emoções e abrir o caminho para uma discussão produtiva. Há várias coisas que você pode fazer para manter a calma durante uma conversa ou para se acalmar se você tiver se esgotando.
Respirar: Técnicas simples de mindfulness podem ser sua melhor ajuda em situações tensas, e nenhuma é mais direta e acessível do que usar sua respiração. Quando você começar a perceber que está ficando tenso, tente focar na sua respiração. Observe a sensação do ar que entra e sai dos seus pulmões. Sinta-o passar pelas narinas ou pela parte de trás da garganta. Isso tirará sua atenção dos sinais físicos de pânico e mantê-lo centrado. Alguns especialistas em mindfulness sugerem contar a sua respiração – inalar e soltar o ar contando até seis ou apenas contar cada vez que você solta o ar, indo até 10 e depois começar novamente.
Focar no seu corpo: Permanecer sentado enquanto você está tendo uma conversa difícil pode fazer as emoções irem se acumulando ao invés de dissipar. Os especialistas dizem que ficar de pé e caminhar ajuda a ativar a parte pensativa do seu cérebro. Entretanto, se você e seu interlocutor estiverem sentados em uma mesa, você pode ficar hesitante em se levantar repentinamente. Em vez disso, você pode dizer: “Estou sentindo que preciso me esticar um pouco. Você se importa que eu ande um pouco?”Se ainda não se sentir confortável, pode fazer pequenos movimentos físicos como cruzar dois dedos ou apoiar seus pés firmemente ao chão e sentir o que o chão parece no debaixo do seu sapato. Os especialistas da Mindfulness chamam isso de “ancoragem”. Ela pode funcionar em todos os tipos de situações estressantes.
Tente dizer um mantra: Este é um conselho da Amy Jen Su, sócia-gerente da Paravis Partners e co-autor do Own the Room. Ela recomenda que você crie uma frase que você possa repetir para lembrá-lo para manter a calma. Como sugestão você pode tentar falar as seguintes frases: “O problema não é comigo”, “Isto irá passar” ou “Isto é sobre o negócio ou sobre trabalho”
Reconheça e rotule seus sentimentos: Outra tática útil vem de Susan David, autora de Emotional Agility. Quando você está se sentindo emocional, “a atenção que você dá aos seus pensamentos e sentimentos enche a sua cabeça portanto não há espaço para examiná-los”, diz ela. Para se distanciar dos seus sentimentos é bom rotulá-lo. “Chame um pensamento de pensamento e uma emoção de uma emoção” diz David. Então ao invés de pensar: “Ele está tão errado sobre isso e está me deixando louco” pode-se substituir “estou pensando que meu colega de trabalho está errado e estou sentindo raiva.” Rotular os seus pensamentos faz você vê-los como o que eles realmente são: “fontes transitórias de dados que podem ou não ser úteis”. Quando você coloca esse espaço entre essas emoções e você, é mais fácil deixá-las ir e não enterrá-las ou deixá-las explodir.
Dar um tempo. Na minha experiência, esta é uma abordagem pouco utilizada. Quanto mais tempo você se entrega para processar suas emoções, elas tendem a ser menos intensas. Então quando as coisas esquentarem, você pode precisar pedir licensa por um momento e pegar uma xícara de café ou um copo de água, ir ao banheiro ou dar um breve passeio pelo escritório. Certifique-se de dar uma razão neutra do porquê você quer se levantar e pausar a conversa. A última coisa que você quer é que seu interlocutor pense que as coisas estão tão mal que você está desesperado para escapar. Tente dizer algo como: “Sinto muito por interrompê-lo, mas eu adoraria pegar um café antes de continuar. Posso pegar algo para você?”
Tenha em mente que, provavelmente, você não é o único que está chateado. É provavel que seu interlocutor também esteja experimentando raiva e frustação. Mesmo que você queira dar ao seu colega o conselho acima, tenha em mente que ninguém quer ser informado de que ele precisa respirar mais profundamente ou fazer uma pausa. Pode ser que você esteja na situação em que você só precisa deixar a outra pessoa respirar. Isso geralmente é mais fácil dizer do que fazer. É difícil não gritar quando você está sendo atacado, mas isso não vai ajudar. Jeanne Brett, professora de resolução de disputas e negociações na Kellogg School of Management, sugere visualizar as palavras do seu colega de trabalho passando sobre seu ombro e não batendo em você no peito. Mas não se desconecte: é importante mostrar que você está ouvindo. Se você não alimenta a emoção negativa do seu interlocutor com as suas emoções, é provável que elas terminem.
Vamos encarar. Conflitos com colegas de trabalho podem ser difíceis. Mas você não vai resolver os problemas ou manter uma relação positiva se você virar um trator quando estiver irritado. Essas cinco táticas irão ajudá-lo a sair do estado de raiva ou irritação e ficar mais calmo e pensativo para conseguir resolver a situação.
Fonte: How to Control Your Emotions During a Difficult Conversation
Amy Gallo | 01 Dezembro, 2017