BMW: Superação e Emoção
A fábrica e o museu da BMW em Munique proporcionam uma experiência e um aprendizado sobre como as empresas podem transformar os obstáculos em novas oportunidades e como automação e emoção podem coexistir.
A BMW, assim como muitas empresas alemãs, tiveram que reinventar-se após as duas guerras mundiais para transformarem-se nas potencias empresariais que são hoje. Tendo sua origem como fabricante de motores para aviões, teve que mudar de atividade após o tratado de paz, assinado ao final da primeira guerra mundial, que proibia a Alemanha de produzir aviões. Nasciam então as primeiras motocicletas BMW e depois de alguns anos era iniciada a produção de carros.
A fábrica da BMW tem um nível de automação impressionante e os robôs dominam a linha de produção. Os carros ganham sua identidade ao receber o número do chassi e, a partir daí, são produzidos com inúmeras opções que fazem com que cada veículo seja único. De posse do número do chassi, o proprietário pode acompanhar a fabricação do seu veículo ao longo do processo de montagem. Uma pequena emoção comparada a entrega do carro que acontece dentro do Museu BMW.
Os felizes proprietários, que vêm de diferentes países, podem visitar a fábrica e o museu antes de serem apresentados ao seu novo carro. O ritual de entrega é focado em pequenos detalhes, como por exemplo ter uma visão do carro girando numa plataforma, dando o tempo necessário para cada cliente curtir o seu momento, explicando os principais pontos e convidando o cliente para dar a primeira volta com o seu novo “bebê” numa pequena pista dentro do museu. Neste percurso são acompanhados por um safety car, promovendo a experiência do cliente a um novo patamar de emoção e satisfação.
Você pode conhecer esta experiência comprando um BMW e retirando-o em Munich ou, de uma forma mais econômica, assistindo ao vídeo https://youtu.be/sRnfjtmcFhE .
Divirta-se!