Allianz Arena
Assistir um jogo na Allianz Arena não é apenas para torcedores apaixonados, é um programa familiar, um entretenimento ou mesmo uma oportunidade para fazer negócios. O anfitrião, o Bayern de Munich, sabe muito bem como explorar seu patrimônio e convertê-lo em fonte de receita.
A arena movimenta milhões de euros apenas com os camarotes, que são disputadíssimos pelas empresas e estão vendidos pelos próximos dez anos, assim como os ingressos que são vendidos aos torcedores para toda a temporada.
Mas o que impressiona é facilidade que o torcedor encontra desde o momento que decide ir ao estádio: o transporte público funciona muito bem, sem filas ou tumultos, a entrada na arena é tranquila e seu lugar está garantido. A partir deste momento tudo é muito bem pensado para que o torcedor possa usufruir do espetáculo e gastar seu dinheiro por lá. As inúmeras lojas e lanchonetes estão espalhadas por todo o estádio. O torcedor adquire um cartão magnético e carrega com o valor que deseja consumir. Para os frequentadores habituais, basta carregar o cartão pela internet. Um sanduiche, uma bebida ou um souvenir, é só escolher o que quer e, sem filas, usufruir.
Os 60 mil torcedores fluem sem estresse pelo estádio, as pessoas se respeitam e torcem em um ambiente bastante familiar. A presença de mulheres com seus filhos ou mesmo sozinhas é significativa.
O jogo é um show a parte, seja pela forma do time apresentar-se ou pela maneira como a torcida canta e vibra durante a partida, apreciando o espetáculo com paixão, mas sem exagero.
Dois aspectos chamaram minha atenção durante o jogo e a visita guiada que tive a oportunidade de acompanhar:
Como torcedor do Corinthians, sei que melhoramos muito as nossas arenas por aqui, mas ainda temos muito o que aprender sobre organização e respeito para aproveitar estes eventos com menos estresse.