Young creative diverse group meeting and looking at project plan lay out on floor discuss or brainstorm business strategy with post note. Workshop for startup team in modern office. Happy workplace.
Allianz Arena
Assistir um jogo na Allianz Arena não é apenas para torcedores apaixonados, é um programa familiar, um entretenimento ou mesmo uma oportunidade para fazer negócios. O anfitrião, o Bayern de Munich, sabe muito bem como explorar seu patrimônio e convertê-lo em fonte de receita.
A arena movimenta milhões de euros apenas com os camarotes, que são disputadíssimos pelas empresas e estão vendidos pelos próximos dez anos, assim como os ingressos que são vendidos aos torcedores para toda a temporada.
Mas o que impressiona é facilidade que o torcedor encontra desde o momento que decide ir ao estádio: o transporte público funciona muito bem, sem filas ou tumultos, a entrada na arena é tranquila e seu lugar está garantido. A partir deste momento tudo é muito bem pensado para que o torcedor possa usufruir do espetáculo e gastar seu dinheiro por lá. As inúmeras lojas e lanchonetes estão espalhadas por todo o estádio. O torcedor adquire um cartão magnético e carrega com o valor que deseja consumir. Para os frequentadores habituais, basta carregar o cartão pela internet. Um sanduiche, uma bebida ou um souvenir, é só escolher o que quer e, sem filas, usufruir.
Os 60 mil torcedores fluem sem estresse pelo estádio, as pessoas se respeitam e torcem em um ambiente bastante familiar. A presença de mulheres com seus filhos ou mesmo sozinhas é significativa.
O jogo é um show a parte, seja pela forma do time apresentar-se ou pela maneira como a torcida canta e vibra durante a partida, apreciando o espetáculo com paixão, mas sem exagero.
Dois aspectos chamaram minha atenção durante o jogo e a visita guiada que tive a oportunidade de acompanhar:
Como torcedor do Corinthians, sei que melhoramos muito as nossas arenas por aqui, mas ainda temos muito o que aprender sobre organização e respeito para aproveitar estes eventos com menos estresse.