A visita à fábrica de caminhões e ônibus da MAN em Munique chamou a atenção por dois aspectos: a forma como tratam a produção dos caminhões e a forma como a visita foi conduzida.
A produção é um processo quase artesanal, com poucos robôs, num ambiente muito tranquilo no qual a produção flui seguindo as boas práticas do just-in-time. O processo de produção conta uma história que começa com o casamento do motor com o chassis, momento que o caminhão ganha sua identidade, e termina com o primeiro choro do novo bebê, quando o motor é acionado e o caminhão é dirigido pela primeira, recebendo os aplausos de todos que estão no local.
Mas o ponto alto da nossa experiência foi a forma como Lucia, nossa guia pelo tour na fábrica, conduziu a visita. Sempre demonstrando muito entusiasmo, simpatia e atenção, respondia a todas as perguntas do grupo, cumprimentava todos os funcionários e exibia um sorriso de felicidade ao mostrar cada etapa da linha de produção. Sempre que podia, descontraia o grupo com alguma história e, ao mesmo tempo, aproveitava para valorizar a qualidade do produto e a imagem da MAN.
Ao final da visita, aproveitei para conversar com Lúcia e perguntei de onde ela tirava tanto entusiasmo para mostrar uma fábrica de caminhões. Rapidamente ela respondeu: “Não é sempre que as pessoas podem ter esta experiência, entrar nesta fábrica para mim é como estar na Disney!”.
É muito bom encontrar pessoas que se entusiasmam com o que fazem, que conseguem se divertir ao mesmo tempo que executam suas funções com competência e profissionalismo.
E você, o que tem feito para tornar seu ambiente de trabalho mais prazeroso e divertido? Quais são os seus momentos de Disney? Compartilhe conosco!