O que o seu desenvolvimento pessoal tem a ver com a Copa do Mundo? O que a forma como você se comporta durante um jogo diz a seu respeito? Todos eventos em nossas vidas são oportunidades para nos conhecermos melhor e estabelecermos novas formas de atuação. Então, vamos aproveitar esta oportunidade!
Ao assistir um jogo de futebol, podemos escolher ser desde o torcedor apaixonado até o apreciador de futebol.
Não vejo problema em ser um torcedor apaixonado que vibra com a vitória apesar de o gol ser irregular ou o time jogar mal, o que importa é a taça na mão e poder comemorar. Cada jogo é uma oportunidade de festa e confraternização. É verdade que o humor do torcedor fanático depende do resultado, sua felicidade ou frustração está no placar. A tensão e a ansiedade fazem com que perca o espetáculo e fique atento apenas ao resultado. Não tenho vergonha de assumir que estou nesta categoria de torcedor, quero o meu time campeão!
Mas isto é futebol. Para alguns, acontece apenas a cada quatro anos e, para outros, duas vezes por semana. Não me importo em ser o torcedor inconsciente e parcial que analisa o jogo segundo uma ótica míope e distorcida, sempre favorável ao meu time.
Preocupo-me em não ter esta postura em minha vida, nos temas e momentos que realmente são importantes para mim e para as pessoas que estão ao meu redor. Não gosto da ideia de que o fim justifica os meios e o resultado é o que importa. Acredito que o caminho e a forma como nos relacionamos com as demais pessoas é tão importante quanto atingir os objetivos desejados.
Ao contrário do torcedor fanático que interpreta a realidade sob a sua ótica de paixão, prefiro ser o indivíduo consciente que observa seus comportamentos e aproveita os aprendizados para ser uma pessoa melhor. Prefiro estar atento e presente no que estou fazendo agora, acreditando que o resultado será apenas consequência da minha atuação.
Por isso, acredito que ser consciente e desligar o piloto automático nos coloca na posição de fazer escolhas adequadas, tendo clareza sobre os impactos e implicações de cada decisão, para construir nosso caminho de felicidade e harmonia.