O professor Stew Friedman, da Wharton University, tem uma tese interessante sobre liderança: é possível melhorar o nosso desempenho integrando os diversos domínios nos quais atuamos – trabalho, família, comunidade e o próprio indivíduo.
Para ter sucesso não é preciso sacrificar um domínio em benefício do outro, ou seja, podemos obter sucesso profissional e, ao mesmo tempo, ter saúde e manter uma boa relação familiar. Para tanto, devemos procurar desenvolver harmonia entre os domínios e aproveitar as competências desenvolvidas em um dos domínios para obter resultados nos demais. Desta forma, estaremos compartilhando valor de um domínio com o outro.
Para criar esta mudança significativa e sustentável, o líder deve ser:
Verdadeiro, agindo com autenticidade para esclarecer o que é importante para o seu sucesso. Neste sentido, o líder precisa saber qual é o seu propósito, ter valores consistentes, alinhar suas ações com estes valores e mostrar ser confiável.
Inteiro, buscando o equilíbrio nos diversos domínios de atuação, esclarecendo as expectativas, ajudando os demais, construindo redes de apoio, gerenciando os limites entre os domínios.
Inovador, agindo com criatividade para experimentar novos caminhos e aproveitar as oportunidades do ambiente. Mantendo o foco nos resultados, resolvendo conflito entre os domínios, desafiando o status quo, visualizando novas formas de fazer as coisas, encarando com coragem as mudanças e desenvolvendo uma cultura de inovação.
Líderes inventam a si mesmo através dos seus valores e visão. Aproveite para fazer a diferença e construir uma vida balanceada que garanta seu sucesso em todos os domínios de atuação.
Baixe agora o nosso e-book gratuito e confira as principais competências de um líder influente, além de dicas para a realização de um feedback efetivo.
1 Comments
Olá Carlos,
Olha que interessante, comecei a me interessar por seus artigos por um email que recebi e, me pergunto o quanto perdi por não estar mais atenta antes.
Contribuição muito positiva para o dia de qualquer pessoa, sobretudo humano.
Bjs e Saudades!
Ilka Pereira