Você nunca sabe quando terá um discurso pela frente, seja em uma atividade profissional ou em alguma ocasião social, portanto esteja preparado. Tenha em mente alguns princípios que dão fundamento a um bom discurso:
- Faça um brainstorming para gerar o máximo possível de ideias ou argumentos. Espalhe as frases ou palavras pelo papel sem se preocupar com a ordem ou importância. Neste momento, quantidade é qualidade, portanto escreva tudo que lhe vier à mente.
- Concentre-se no objetivo da sua mensagem, qual a tese que você quer defender, e selecione os argumentos que estão mais relacionados ao seu objetivo e que poderão causar impacto mais positivo na plateia.
- Estruture a mensagem de forma que ela faça sentido e facilite o entendimento. Clareza e objetividade são requisitos fundamentais que devem orientar sua escolha.
- Defina o seu estilo de apresentação e como você pretende interagir com o grupo. Ajuste a linguagem, o vocabulário, o ritmo e a intensidade ao perfil do público. Também considere a imagem pessoal e profissional que você quer consolidar nesta ocasião.
- Saiba o que e quando falar. Memorize a sua sequência e, se preciso, utilize algum material de apoio para sentir-se mais confortável. Quanto melhor preparado para a apresentação, mais facilidade terá de sair do roteiro e aproveitar as oportunidades que surgirem durante sua fala.
- Entregue sua mensagem com uma boa embalagem. A expressão verbal e corporal dão cor à sua apresentação. Module a voz para dar ênfase e chamar a atenção para os pontos principais, movimente-se e olhe para os participantes para demonstrar atenção, confiança e conforto.
- Tenha algumas estratégias para estimular a interação e participação do público de forma que possa tornar seu discurso mais personalizado e atraente. Ter um estoque de perguntas para o público poderá facilitar sua atuação.
2 Comments
A preparação e o jogo de cintura em sala fazem a diferença. Cativar turmas, sempre diferentes, é um desafio! Os princípios acima valem ouro!
Testo de grandes orientações e que com certeza irão contribuir no desenvolvimento e aprendizado dos colegas/pessoas.