Quantas apresentações você viu e não sabe nem por que foi convidado? Por que a maioria das apresentações são cansativas e improdutivas?
Você faz apresentações para mudar a forma de pensar das pessoas ou para persuadi-las a agir de uma determinada forma. Certo? Isto significa que elas têm que comprar sua ideia e colocá-la em prática.
Apresentações não deveriam ser apenas uma sucessão de slides, trazendo informações em excesso e transmitidas sem nenhuma conexão com a plateia. Seus objetivos serão atingidos na medida em que você conseguir esclarecer e convencer as pessoas. Para tanto, você deve estruturar a sua apresentação com foco no seu público.
Ao invés de mostrar a lógica que está por trás de suas recomendações, ponha-se no lugar de seus espectadores e procure responder o que eles têm a ver com o seu tema, como são afetados, o que têm a ganhar ou perder. Utilize os dados e fatos em função da forma de pensar do seu público. Respeite a lógica de entendimento da sua plateia.
Isto só não basta. Você precisa inspirar as pessoas através de conexões emocionais com o que você está sugerindo. Correlacione a sua proposta com necessidades intrínsecas do indivíduo, como querer ser aceito e pertencer a um grupo, ter seu autodesenvolvimento acelerado, preservar ou melhorar sua situação ou perspectiva de futuro melhor.
Tenha essas duas dicas em mente ao preparar sua próxima apresentação. Dirija a sua comunicação ao indivíduo, combinando seus argumentos com as conexões emocionais necessárias para transmitir significado ao público e conquistar adesão à sua proposta.