A primeira impressão não é a que fica, mas você terá muito mais trabalho para atrair o seu público e conquistar sua atenção se ela não for boa o suficiente. Uma boa introdução é composta por três elementos: isca, relevância e orientação.
Para despertar o interesse da plateia, você precisará de alguma isca suficientemente atraente para competir e ganhar de todas as preocupações e pensamentos que habitam a mente dos participantes de sua apresentação. Você pode usar histórias, exemplos, citações de pessoas respeitadas ou apresentar um fato surpreendente.
O bom pescador não tenta tirar o peixe da água na primeira fisgada, ele atua de forma que o anzol fique bem preso e o peixe não consiga fugir. Pense nas diversas rotas de fuga da plateia (celular, notebook, conversas paralelas, dormir, etc). Uma vez fisgado, você precisa mostrar a relevância da sua proposta – o que ela agrega na vida de seus ouvintes – e o que eles podem ganhar ao ouvi-la por inteiro.
Para lidar com a ansiedade do público, você pode dar uma visão geral de como será sua apresentação, o que você pretende com ela, que temas serão abordados e quanto tempo precisará para apresentar seus argumentos. Além de alinhar as expectativas, esta orientação ajudará no comportamento e participação do grupo.
Uma última dica: ao planejar sua apresentação, não inicie pela introdução. Deixe para construí-la após estruturar seus argumentos, treinar e sentir-se bastante confortável com a sequências deles e todo o conteúdo.
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