Se você quer que suas ideias sejam aceitas e colocadas em prática, facilite o entendimento dos envolvidos e deixe claro o que eles têm a ganhar com sua proposta.
O período de seca e a possibilidade de racionamento de água em São Paulo gerou uma campanha interessante para estimular a economia de água. No entanto, a comunicação é confusa: reduza em 20% seu consumo e ganhe um desconto de 30% no valor da sua conta mensal. Já fez a conta? Está claro qual será o valor da sua economia? Quanto sobrará no seu bolso?
Prefiro comunicações mais claras e objetivas: economize 44% na sua conta de água. Na sequência, para atender a legislação e esclarecer o que deve ser feito para usufruir de tal benefício, explicaria que o consumidor que reduzir o seu consumo em pelo menos 20% terá um desconto de 30% aplicado ao valor da conta.
Consumo anterior: R$ 100,00
Consumo reduzido: R$ 80,00
Desconto (30%): R$ 24,00
Valor a ser pago: R$ 56,00 (ou seja, 44% de redução)
Clareza e objetividade são competências fundamentais para criar uma visão que estimule a decisão favorável e motive a ação.
A questão não é menosprezar a inteligência do outro, mas facilitar o seu raciocínio e evitar as distorções tão frequentes nos processos de comunicação, que resultam em falta de compromisso com a mudança ou na frustração por receber menos do que o esperado.