Dois métodos eficazes para afastar os clientes são ignorar as reclamações ou tratá-las de forma ineficiente. Porém, reclamações bem administradas podem criar laços fortes entre os clientes e as empresas.
Ninguém gosta de errar, mas erros acontecem. O importante é o que fazer com estes erros. Os clientes ficam insatisfeitos com os erros, mas a maioria é flexível e espera simplesmente que o problema seja solucionado. O que o cliente não aceita é ser ignorado ou mal tratado. Ver suas reclamações serem tratadas com pouco caso ou má vontade irrita até o mais tranquilo dos clientes.
O cliente insatisfeito torna-se um embaixador da reclamação, uma vez que conta sua experiência negativa para outras pessoas. A propaganda boca a boca tende a ser muito mais poderosa do que anúncios e campanhas publicitárias. Desta forma, criamos um ciclo negativo que contamina a imagem da empresa e, consequentemente, dificulta futuros atendimentos pela pré-disposição dos clientes a ficarem atentos aos erros.
Os clientes costumavam reclamar de forma ordenada e em privacidade. Não o fazem mais desta forma, preferem as mídias sociais ou os programas sensacionalistas.
Ausência de reclamação não significa satisfação. O cliente muitas vezes não sabe para quem reclamar ou não tem esperança de que suas reclamações sejam atendidas. Ao invés de perder seu tempo, prefere trocar de fornecedor na esperança de ter uma experiência melhor.
Diante deste cenário, nosso esforço deve ser concentrado em:
O cliente satisfeito também compartilha sua experiência positiva e se torna uma boa fonte de propaganda para a empresa, atuando como um defensor da marca.
O cliente que teve um problema resolvido tende a compartilhar esta experiência com mais pessoas do que quando tem um atendimento bom na primeira vez. Isto é explicado pelo princípio da reciprocidade. As pessoas gostam de retornar favores quando algo é oferecido a eles. Pense quantas vocês você ligou para um central de atendimento, muito irritado e, depois de ter seu problema resolvido, tratou o atendente com simpatia e sentiu um pouco de culpa por ter sido tão rude no início da ligação.
Portanto, nosso desafio está em como transformar potenciais “embaixadores da reclamação” em “defensores da marca”.
Existem vários tipos de reclamações que merecem tratamento diferenciados:
O que deve ser evitado ao receber uma reclamação:
O que fazer ao receber uma reclamação:
Tenha em mente que o cliente reclama porque quer os seus direitos assegurados e, também, porque quer continuar o relacionamento com a empresa. Seria mais fácil para ele procurar novos fornecedores. Portanto, reclamação de cliente é como uma declaração de amor – eu quero ficar com você, mas, por favor, melhore!