Simples, bonita e balanceada. Nada faltando. Nada supérfluo. Sem enfeites, mas lindamente desenhada.
É desta forma que Garr Reynolds, autor do livro Apresentação Zen, define uma boa apresentação. Veja mais algumas dicas deste especialista em preparar apresentações geniais:
- Uma apresentação é sua oportunidade de contar uma história e se diferenciar. Desenvolva um roteiro que desperte o interesse e mantenha as pessoas presentes durante todo o tempo.
- Separe o processo de criação da apresentação do processo de elaboração do PowerPoint. Utilize post-its para anotar os pontos importantes que devem ser abordados em sua história. Assim que tiver todos os elementos necessários, preocupe-se em ordená-los de forma interessante e, somente depois de ter a história completa, prepare os seus slides.
- A apresentação tem que ajudá-lo a transmitir sua mensagem estimulando tanto os aspectos lógicos quanto os emocionais dos participantes. Ou seja, faça apresentações que explorem e estimulem os dois lados do cérebro. Textos, gráficos e argumentos lógicos estimularão o lado esquerdo racional, enquanto as figuras, a forma de apresentação e os estímulos emocionais ativarão a criatividade do lado direito.
- Faça slides que reforcem as suas palavras e não que as repitam. O slide é um canal visual para dar mais ênfase a sua mensagem. Portanto, não deve ser o seu script e, sobretudo, não deve ser lido para o público. Faça dos seus slides um apoio, não uma muleta.
- Use imagens de alto impacto e de boa qualidade. Esqueça os desenhos do ClipArt e trabalhe com imagens profissionais. O istockphotos.com é uma excelente fonte de imagens e o custo não é abusivo.
- Elimine cuidadosamente tudo que possa servir de distração do essencial. Mantenha a simplicidade, esqueça os efeitos especiais. Na maioria das vezes, os sons e transições são desnecessários.
- Se você quer entregar um material detalhado para os participantes, faça um texto à parte. Não caia na tentação de aproveitar sua apresentação para isso e, então, sobrecarregá-la com excesso de informações.
- Utilize a parte de anotações do PowerPoint para escrever os detalhes do que você gostaria de comentar em cada slide. Este registro é só para você. É a sua cola!
- Crie slides sugestivos ao invés de descritivos ou óbvios. Estimule a imaginação e reflexão do público. Esta é uma forma de manter a atenção e ganhar a cumplicidade. Evite os bullets points.
- Utilize citações de personalidades respeitadas. Elas darão mais crédito às suas propostas.
- Reduza o ruído na sua comunicação visual. Evite templates poluídos com logotipos e informações repetitivas. O espaço vazio é algo poderoso.
- Ao elaborar suas apresentações, imagine como será a interação com a plateia, coloque-se no clima. Seja ousado e permita-se fazer algo inovador.
Divirta-se!
1 Comments
Ei Carlos, saudades parceiro de caminhada. Feliz em reencontrá-lo.