Você quer fazer apresentações para um público que esteja realmente interessado, quer fazer com que a participação flua de forma natural e que você não precise gastar toda a sua energia para mantê-los vivos?
Muitas apresentações nascem predestinadas ao fracasso. Por apenas um detalhe: os apresentadores esquecem ou demoram para dizer porque vale a pena prestar atenção no que está sendo dito.
Feche os olhos e preste atenção nos seus pensamentos por um minuto. Percebeu quantos deles passaram por sua cabeça neste pequeno intervalo de tempo? E isso porque você estava com os olhos fechados, diminuindo sua exposição aos estímulos do ambiente. Esta é a uma das maiores concorrências que o apresentador enfrenta durante a sua exposição. A mente do público viaja por diversos temas até encontrar algo que seja realmente interessante.
A plateia está dividida entre prestar atenção no que está sendo dito e pensar no que vai fazer assim que terminar a apresentação, em como pagar a próxima conta, nas compras que tem que fazer, no relatório que ainda não terminou, na conversa com o chefe ou no planejamento da próxima viagem de férias. Então, se tenho tanto que fazer, porque prestaria atenção na sua apresentação?
O grande erro que a maioria das pessoas cometem ao preparar uma apresentação é querer contar o que fazem e como fazem, antes de falar o que o outro tem a ganhar com isso, quais são os benefícios da proposta a ser apresentada.
É comum ver nas apresentações de novos produtos para as equipes de vendas os gerentes de marketing falarem do produto, das pesquisas que deram origem ao produto e de como devem vender o produto. Show! Apresentações fantásticas que estimulam parte do povo a dormir ou cair em conversas paralelas. Depois é fácil dizer que os vendedores são assim mesmo, que não prestam atenção em nada.
Pense em sua última apresentação. Se minutos antes dela você fosse informado que seu tempo foi reduzido a dois minutos e que só poderá apresentar um slide. Qual escolheria?
Normalmente, fica para o final o que o público tem a ganhar, como se fosse o último capítulo da novela, a cereja do bolo. Pensamos na trama, em como encadear os fatos até chegar à conclusão. Previsível, entediante e ineficaz.
Inverta seu discurso. Comece pelo fim!
Seu primeiro slide deve ser O QUE ELE TEM A GANHAR COM ISSO. Por que o produto é bom. Como ele ajudará a conquistar novos clientes e a atingir as metas de vendas. Demonstre, com sinceridade, que seu compromisso está em ajudar o time de vendas a bater suas metas. Conquiste a atenção e o interesse para depois mostrar o que deve ser feito, faça com que o público queira saber como colocar em prática o que está sendo proposto.
Lembre-se de que, como público, precisamos de um motivo para mudar e sair da nossa zona de conforto. É da natureza do ser humano.
Algumas dicas que poderão ajudar:
Divirta-se!