O desafio dos educadores é inspirar, inovar e propor novos caminhos de aprendizado para conquistar a atenção e engajamento dos participantes durante os treinamentos.
Jennifer Groff do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), reconhecida como uma das pesquisadoras mais influentes em tecnologia da educação, defende o uso de jogos na capacitação e avaliação dos alunos quando as competências a serem desenvolvidas estão mais relacionadas a comportamentos do que a conteúdo.
A utilização de jogos cria um ambiente de aprendizagem estimulante, com recursos pedagógicos efetivos e que despertam o interesse e a participação dos alunos. O aprendizado e as avaliações formam um circuito de feedback contínuo e estimulam a reflexão em tempo real durante o caminho de aprendizado.
Nos treinamentos da NegociArte, aplicamos jogos e dinâmicas como catalisadores do aprendizado. Entendemos que o sucesso desta metodologia depende de alguns cuidados a serem observados pelos educadores:
Jogo não é brincadeira! Apresar de serem divertidos e descontraídos, os jogos devem ter propósito claro e focado nas competências a serem desenvolvidos.
Conexão direta. Os jogos devem estar relacionados à realidade dos participantes, trazendo para a sala de aula os desafios e a complexidade do seu ambiente de atuação.
Quanto menos complicado, melhor! A dinâmica do jogo e suas instruções devem ser simples e de fácil aplicação.
A reflexão é fundamental. Reserve tempo para estimular a reflexão entre as etapas e ao final do jogo, para que os participantes possam avaliar seu comportamento e se comprometer com as mudanças desejadas.
Vamos jogar?
Acesse o nosso conteúdo gratuito e confira os principais desafios do presente para Treinamento e Desenvolvimento, as tendências da área e as novas tecnologias e inovações disponíveis para a Educação corporativa.