Não esconda seus erros!
Pela primeira vez, tive a oportunidade de visitar um campo de concentração na Alemanha. Fomos a Dachau, um dos campos que serviu como modelo para a implantação dos demais campos nazistas.
O campo de concentração, além de ser um local para prestar homenagem aos mortos e sobreviventes, também é uma forma de mostrar os erros cometidos e deixar lições para que não se repitam mais. É muito interessante ver pessoas de todas as idades visitando os campos, principalmente crianças e jovens.
Ao invés de esconder o passado, como forma de minimizar a vergonha pelo que fizeram, os campos são uma constante lembrança dos erros que foram cometidos na Alemanha nazista.
Acredito que este é um aprendizado que deveríamos trazer para as nossas atividades cotidianas: não ter vergonha ou receio de evidenciar nossos erros, assumir a nossa responsabilidade por eles e criar formas para reparar os danos e evitar que os erros se repitam.
Inscrição no portão de entrada dos campos de concentração:
O trabalho liberta!
Uma das mentiras para justificar a existências dos campos como locais de correção de comportamentos e as consequentes práticas realizadas nos mesmos.
1 Comments
Acho valioso reconhecer os erros, se as empresas praticassem mais este tipo de cultura, ajudaria o RH em muitas vertentes! Exemplo fantástico!