As escolas formam os alunos para os empregos do futuro ou continuam a preparar as crianças para as profissões do passado? Esta é uma das questões que Sugata Mitra, um professor indiano que impressiona por sua simplicidade e humildade, discutiu no Congresso da ATD (Association for Talent Development) realizado em Orlando.
Sugata iniciou sua revolução na educação das crianças através de um experimento em uma comunidade muito pobre em Delhi: instalou um computador em um muro e deixou que as crianças locais utilizassem o aparelho sem terem instruções de como operá-lo e o que deveriam fazer com aquela tela e teclado. A experiência conhecida como O Buraco na Parede surpreendeu ao próprio Sugata que, após duas semanas da instalação do computador, voltou ao local e viu que as crianças, além de dominarem o funcionamento do computador, navegavam pela Internet e ampliavam o conhecimento sobre muitos temas anteriormente desconhecidos.
Com base nesta experiência, ele ampliou sua pesquisa e tornou-se mundialmente conhecido ao ganhar o prêmio de melhor palestrante no TED em 2013.
Seguem aqui alguns pontos que merecem reflexão sobre o que Sugata Mitra compartilhou em sua apresentação na ATD:
- As crianças aprendem por si só, ou seja o papel do professor deveria ser o de um moderador que introduz as questões e deixa que os alunos busquem as informações.
- O sistema de avaliação atual está ultrapassado e prepara as pessoas apenas para fazer provas. O conhecimento é mantido até o dia da prova e depois descartado. Você deve lembrar de quantas fórmulas decorou e nunca utilizou. Sugata defende que os alunos devem ser estimulados a procurar as informações e saber como integrá-las, portanto o uso do computador e Internet deveriam fazer parte do processo de avaliação.
- O papel dos adultos na educação deve ser o de demonstrar interesse e apreciação pelo conhecimento adquirido, dedicando tempo e atenção para ouvir as crianças e estimulá-las fazendo perguntas que aprofundem mais a discussão. O ensino se dá através da pergunta curiosa e interessada.
- As crianças tendem a ser mais colaborativas e ajudam umas às outras a ampliar seu conhecimento. Incentivando esse comportamento, prepara-se pessoas menos competitivas e individualistas que sabem como unir suas competências em prol do desenvolvimento da comunidade.
- Em um ambiente de constante mudança, não apenas os produtos se tornam obsoletos, mas também os conceitos e teorias. É um mundo em constante desconstrução e desmaterialização, caracterizado por incertezas e oportunidades. Portanto, a sala de aula deveria ser uma representação segura deste mesmo ambiente, no qual o aprendizado surge espontaneamente em um ambiente que beira ao caos.
Veja as várias palestras de Sugata Mitra no TED. Elas são realmente inspiradoras!
Um abraço,
Carlos
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Simples e inspiradora a experiência do Prof. Sugata Mitra.