Em agosto do ano passado, os funcionários da Microsoft do Japão participaram de um experimento em que durante 5 semanas seguidas trabalharam apenas 4 dias. O resultado: aumento de 40% na produtividade, reuniões mais eficientes e pessoas mais felizes.
Isso me fez pensar sobre o quanto somos (in)eficientes em nosso trabalho, e como isso nos afeta. Refletir sobre essas ineficiências nos ajuda profissional e pessoalmente, pois descobrimos onde estamos desperdiçando o nosso precioso tempo.
Um exemplo interessante é de Sheryl Sandberg. Em seu livro “Faça Acontecer”, ela descreve sua rotina de trabalho no Google que se estendia desde às 7 da manhã até às 7 da noite, mesmo no período em que esteve grávida. Durante os 3 meses de licença maternidade passou a trabalhar em casa, indo ao escritório apenas nas reuniões mais importantes.
Entretanto, quando voltou efetivamente ao escritório, percebeu que, se voltasse a rotina anterior, teria pouco tempo para se dedicar ao seu filho. Ela explica: “Durante meu “tempo fora”, trabalhava quase sempre em casa, tendo meu filho ao lado. Voltar ao escritório significava uma mudança drástica na quantidade de horas que eu o veria.” Sheryl decidiu diminuir o tempo de permanência no escritório, chegando às 9 horas e saindo às 17h30.
O resultado foi surpreendente. Mesmo com menos tempo em seu trabalho, tornou-se muito mais eficiente e maximizou o seu rendimento. Tornou-se mais produtiva com ações simples como, por exemplo, participando de reuniões realmente necessárias. Além de poder se dedicar ao filho, teve uma carreira de tanto sucesso no Google que despertou a atenção de Mark Zuckerberg. Hoje, Sheryl é COO do Facebook. Segundo ela, precisamos deixar de lado a visão de que a pessoa que fica no escritório 15 horas por dia produz mais do que quem trabalha 8 horas por dia. Quem consegue fazer mais em menos tempo merece ser recompensado por isso.
Se empresas como o Facebook e a Microsoft começaram a mudar o modo de pensar, acredito que precisamos refletir sobre quanto tempo do nosso dia de trabalho é desperdiçado em tarefas com pouco valor agregado. Será que poderíamos trabalhar de forma mais eficiente? O resultado será melhor qualidade de vida, menos estresse e mais tempo livre para você.
Nós já discutimos sobre gestão do tempo em outros textos do Blog da NegociArte. Se você quiser mais dicas sobre esse assunto, leia também nossos artigos: 5 Dicas para ser mais eficiente e ter menos estresse; Como tornar as reuniões mais produtivas?