Neste mundo digital estamos sempre conectados, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Apesar da tecnologia nos ajudar, às vezes não nos deixa descansar de uma forma saudável! Existe uma quantidade muito grande de informações vindo de todos os lados de uma forma muito rápida. Ou seja, nosso cérebro está sempre sobrecarregado de informações (úteis e inúteis) que colaboram para nos estressar cada vez mais.
Esse é um dos motivos pelo qual a Yoga, meditação e mindfulness vêm ficando cada vez mais populares nos últimos 15 anos. As pessoas já perceberam que precisam de um escape, algo que as desconecte do mundo digital de forma saudável. Quando aprendemos a eliminar atividades inúteis, passamos a ter uma vida mais leve, com muito menos estresse.
Mas como fazer isso? Seguem algumas sugestões:
1. Escreva tudo que você tem para fazer. Anote (se possível, em um papel) todos os passos das próximas tarefas, pois livrará a sua cabeça da sensação de ansiedade.
2. Elimine o que está te atrapalhando. É difícil julgar exatamente o que te atrapalha, então vejam essas duas opções de atividades que podem estar na sua “To-Do list”, mas que podem ser eliminadas.
a) Hábitos que não fazem mais sentido. Você começou a assistir 1 hora de Netflix toda noite pois alguém te indicou uma série sensacional. A série acabou, mas você continua a assistir qualquer coisa que a Netflix coloca na sua frente 3 horas toda noite, mesmo que não seja interessante.
b) Atividades não-essenciais que não te trazem alegria! Por exemplo, você começou a fazer crossfit com um grupo de amigos, mas realmente não gostou. Toda vez que tem que ir é uma luta mental. Como fazer exercícios é importante, você pode mudar de academia ou começar outra atividade física. Mas é importante achar atividades que te deixam feliz porque elas servem como um carregador das nossas baterias internas, aumentando a resiliência nos momentos mais difíceis.
3. Automatize as atividades rotineira. Utilize a tecnologia a seu favor! Pode ter um “checklist” dos passos dentro de um projeto ou automatizar emails recorrentes. Essa automatização também vale para a vida pessoal. Por exemplo, eu tenho um checklist de viagem. Toda vez que vou viajar, já tenho a lista de coisas que preciso colocar na mala. Hoje tenho duas listas de viagem (salvas no celular, para não perder): uma para ir à praia e uma para lugares frios.
4. Delegar. O que for possível ser delegado para outras pessoas, delegue. Veja mais dicas nesse artigo: Para ser um grande líder, você precisa aprender a delegar (bem)
5. Inove, acelere e celebre. O objetivo não é ficar na nossa zona de conforto pois isso nos faz mal, com o tempo podemos começar a nos sentir estagnados. O ser humano precisa aprender e crescer! Nosso cérebro gosta de ser instigado!
Resumindo, libere tempo para fazer atividades que te relaxem e energizem de verdade, e cuide mais do seu próprio corpo e mente.