No nosso mundo hiper conectado, muitas empresas estão presentes em diversos continentes, com colaboradores de diversas culturas diferentes trabalhando juntos. Não são poucas às vezes em que temos de lidar com colegas de países diferentes e, quando não conhecemos a cultura da qual essa pessoa faz parte, isso pode tornar mais difícil atingir os nossos resultados.
Dependendo do país, cada pessoa tem um entendimento diferente sobre como se comportar dentro da empresa. Por exemplo, em algumas culturas (como na Alemanha) as pessoas são, normalmente, mais diretas, concisas e formais. Por isso, o relacionamento entre as pessoas vem depois da tarefa que precisa ser feita. Após a tarefa estar completa, eles conhecerão melhor seus colegas de trabalho.
Enquanto isso, outras culturas (como a brasileira) tem como padrão um investimento de tempo mais longo no relacionamento, perguntando como você está e criando conexão antes de passar a mensagem. E, ao passar essa mensagem, costumam tomar cuidado em como ela será expressada, muitas vezes dando voltas desnecessárias, no ponto de vista de quem vem de uma cultura mais direta. De modo geral, as pessoas gostam de conhecer com quem trabalharão e, conforme conhecem os outros, o trabalho vai ficando mais fácil de ser executado.
E, como pode-se imaginar, isso tem um potencial para gerar muitos conflitos! Quem vem de uma cultura mais direta pode ser visto como rude e distante por quem vem de uma cultura mais expressiva. Enquanto isso, a uma comunicação mais indireta, ou seja, que dá uma vasta gama de informações antes de chegar ao ponto principal, pode ser mal vista por outras culturas pois parece enrolação, demorando demais para realizar suas atividades.
Existem vários outros exemplos disso. Por exemplo, ocidentais (especialmente, americanos) valorizam muito mais a individualidade e a vontade de cada um alcançar o seu melhor, enquanto culturas orientais, como a japonesa, valorizam o coletivo, mesmo em detrimento do indivíduo. Mesmo dentro do Brasil, temos diversas culturas: paulista, gaúchos, baianos, cariocas, entre muitas outras. Cada uma tem um jeito diferente de se portar no ambiente de trabalho.
Mas como trabalhar em ambientes que existem pessoas de diversos locais?
Nós separamos 3 dicas:
1. Tenha conhecimento da sua própria cultura. Entenda como você trabalha e no que isso pode ser diferente das outras pessoas. Nós nos convencemos que o nosso jeito é “o certo” e os outros são “errados”. Reflita, converse com os outros e liste as principais características da cultura de trabalho do seu local.
2. Adquira conhecimento sobre a cultura dos países que sua empresa possui relação. Se a sua empresa possui sedes em outros países com os quais você interage ou caso você possua clientes de outros países, busque informações sobre as peculiaridades de cada um deles.
3. Adapte-se. Não tenha medo de mudanças. Ao se adaptar a outras culturas, você adquire conhecimentos novos que o ajudam a aprimorar o seu trabalho, o seu relacionamento com os outros e até seu networking dentro da empresa!
Há ainda alguns casos em que lidamos com valores muitos distintos entre nós e os demais colaboradores. Como lidar com essa situação? Leia algumas dicas neste artigo: Armadilhas da Motivação #1 – Valores Incompatíveis
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